Crescendo rumo ao infinito


Quando se tem depressão uma das coisas mais complicadas é conseguir ter uma perspectiva de crescimento na vida. É difícil enxergar um acréscimo positivo quando nos vemos soterrados numa poça de sentimentos ruins e solidão. Claro que é uma sensação única pra cada pessoa e cada mente é um universo totalmente diferente, mas tudo isso acontece porque não conseguimos ver e saborear as pequenas vitórias do dia a dia.

Para alguém depressivo até pequenos hábitos são complicados. Existem casos de pessoas que desenvolvem infecção urinária por não beber água, não ir ao banheiro e até mesmo por maus hábitos de higiene. Têm dias que não queremos nem sair da cama e tá tudo bem se sentir assim. É preciso saber que está tudo bem se sentir triste.

Mas acima de tudo é importante assimilar as pequenas vitórias e encontrar, mesmo que no fundo do poço, algo a ser grato. Nosso corpo e nossa mente estão em constante evolução. Nunca param de trabalhar e precisamos nos lembrar disso. Mesmo quando achamos que não estamos fazendo nada existem infinitas células trabalhando no nosso organismo graças a nossa alimentação e respiração. Existem infinitos neurônios conectados e nos fazendo sentir esse turbilhão de coisas e sentimentos.

O nosso corpo é uma máquina magnífica e estamos sempre crescendo rumo ao infinito. O importante é jamais desistir de você. O universo trabalhou durante bilhões de anos para que algo tão simples se tornasse nesse ser maravilhoso que você é hoje. Você está vivo. Você está bem e vai sair dessa. Sua depressão, suas crises de ansiedade, suas doenças e problemas não definem o que você é. Vai ficar tudo bem.

Dicas:

- Mantenha um pequeno diário de gratidão. Anote tudo que você é grato mesmo que seja coisas como "a luz do sol que secou a roupa do varal". Vale tudo!

- Se estiver se sentindo triste ou muito mal, escrevam ou gravem um áudio. No dia seguinte analisem o que foi escrito ou dito por uma ótica diferente.

- Meditem! Existem aplicativos gratuitos e vídeos no YouTube que podem ajudar nisso. A nossa mente é uma sala vazia e podemos preencher com coisas boas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Montanha-russa

Sobre o passado

XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco #01