Sobre o passado



Pelo menos uma vez na vida todo mundo já pensou em voltar no tempo e fazer tudo diferente. Pelo menos uma vez que seja, mas pensar em fazer isso e nas implicações que isso teria é algo bem diferente. Primeiro porque não tem como voltar no tempo (ainda). Segundo porque se você voltar no tempo, você vai ser a mesma pessoa e vai fazer tudo do mesmo jeito.

Agora se você puder voltar no tempo com o conhecimento que tem hoje, aí já é diferente, mas igualmente complicado. Já aprendemos em filmes e séries que existe algo chamado "efeito borboleta" que é basicamente mudar uma coisa mínima que seja e isso alterar completamente o seu futuro. Algumas pessoas podem achar isso magnífico! Pense bem... Isso significa perder os bons momentos também.

As coisas ruins que passamos nos levam a ter essa vontade de voltar no tempo e mudar tudo, mas pensa direitinho. Também tiveram momentos bons e tudo de ruim que passou serviu de algum aprendizado. É isso. Tudo que você vive ou é algo bom ou aprendizado. Será que valeria a pena perder os momentos bons que viveu? Nisso tudo entra a questão da valorização. Esquecemos como é valorizar os bons momentos, mesmo que pequenos.

Aprender a valorizar sua vida, seu passado, sua história é também aprender a se valorizar. Parar de se culpar por erros cometidos e más escolhas. Você escolheu o que era melhor para você naquela época e naquela situação. Você tomou sua decisão baseada nas informações que você possuía e fez o melhor que pode. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Montanha-russa

XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco #01