Como escolher o perfume certo


A força de um perfume depende, basicamente da concentração de matérias-primas utilizadas em sua concepção. Do ponto de vista técnico, consiste na mistura de vários ingredientes voláteis dissolvidos em álcool, que se espalham no ar em temperaturas normais. O perfume é uma mistura de óleo essencial, álcool e água. Os óleos essenciais geralmente são obtidos de flores, ervas e plantas, por meio de destilação. Os fixadores incluem âmbar, bálsamo e secreções glandulares de animais que, junto com o álcool, atuam como conservantes.

Quanto mais concentrada a fragrância, maior o tempo de fixação. A concentração de uma fragrância pode ser classificada de acordo com a quantidade de óleos aromáticos diluídos em um solvente (mais comumente etanol e água): Parfum (Lê-se Parfam, extrato de perfume): a forma mais concentrada, entre 20%-40% (~25%) de compostos aromáticos (essência) – garante mais de 12 horas de fixação.


Eau de parfum EdP: ((Lê-se ô de Parfam, “água de perfume” ou deo perfume): varia de 12-18% (~15%) de compostos aromáticos (essência)- garante entre 10 e 12 horas de fixação.

Eau de toilette EdT: (Lê-se Ô de Toalete): 8-14% (~10%)de compostos aromáticos (essência) -garante 5 a 10 horasde fixação.

Eau de cologne EdC: (Lê-se Ô de Colonhe, deo colônia): 3-7% (~5%), baixa concentração de essências (essência), apenas 3 horas de fixação.

Splash Perfumes EdS: ~1% de compostos aromáticos (essência). É o conhecido banho de cheiro.

Geralmente, as águas de colônia são as preferidas para o dia-a-dia e o pós banho, principalmente o noturno de antes de dormir, pois dá uma relaxada sem incomodar e são os únicos recomendados para quem tem hipersensibilidade respiratória, como asmáticos. Você pode tomar um banho de água de cheiro que ninguém vai se incomodar se estar forte.

As águas de Toillete podem ser usadas tanto de dia, quanto à noite. Por serem um pouco mais concentradas que as colônias, garantem mais tempo de fixação, podendo ser usadas o dia inteiro, sem incomodar o próximo. Convém saber dosar… Um pouquinho no pulso, no pescoço(eu gosto de passar nas mãos também, pra deixar meu cheirinho onde quer que eu toque)  já são o suficientes.

Já as águas de perfume, eu recomendo – principalmente em lugares quentes – serem usadas apenas à noite. Se abusadas, podem causar enjoo em quem usa e em quem sente. Não recomendável para jantares. Algumas gotinhas no pescoço já deixam o perfume no ar sem causar estragos.
Porém, o efeito não é mérito somente de um agente fixador; verdade, a fixação se deve às notas de base – ou de fundo. Elas são ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta.

Notas de Fundo / Base: é a nota que define O CHEIRO que vai se difundir na pele. São pouco voláteis, os ingredientes evaporam lentamente, é o último acorde a ser percebido e o que permanece por mais tempo. São notas densas, como as de resinas, de madeiras e as de origem animal. Os amadeirados duram mais. São estes os considerados sensuais, pela indústria de perfumes.

Notas de Coração / Corpo: São as notas que caracterizam o tema principal da fragrância. Menos voláteis, evaporam mais devagar, são sentidas assim que o perfume “desaparece” sobre a pele. São notas mais encorpadas como as de flores, folhas e especiarias. Os florais duram mais que os cítricos e menos que os amadeirados.

Notas de Saída / Cabeça: É a nota que causa a primeira impressão, aquelas que escapam do frasco, voláteis, as que menos duram. Por isso, vale a pena, ao experimentar o perfume, esperar um pouco para sentir realmente que cheirinho ele vai apresentar na sua pele. Os cítricos são os que duram menos e são considerados os esportivos, porque com o suor, o perfume se dissipa melhor no ar, por ser volátil, mas não chega a incomodar por causa de sua fragrância mais suave.
Aromas como baunilha e mel duram cerca de dez horas na pele.

Dicas para conservar melhor o seu perfume:
O perfume, geralmente, tem a validade de 2 a 3 anos. Guarde o frasco em local fresco, de preferência na caixinha de papelão onde ele vem – para protegê-lo da luz; evite exposição ao sol ou calor, pois a oxidação causa alteração no cheiro original de seu perfume.

~~~

Esse post eu tirei do site Muita Pimenta e adoreeeei e resolvi trazer. Créditos devidamente dados!

Por este é só.
#MeFui

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nerd até no pão

Montanha-russa

Tempestade